sexta-feira, 30 de março de 2012

30/03 - Sobremesa Com o Agente

Em entrevista ao programa Sobremesa com o Agente, a Técnica em Saúde Bucal Sandra Augusta, falou sobre a importância da higiene bucal nas crianças.


A higiene bucal para crianças deve ser levada a sério desde cedo, pois é na primeira infância que se dá a calcificação dos dentes permanentes. E para criança aprender a importância de cuidar dos dentes e da higiene da boca, os pais devem dar o exemplo, escovando os dentes na frente dela. Ela deve realmente gostar de escovar os dentes; quanto maior for seu interesse e afinidade com a escova, melhor. 



A criança deve ser incentivada a mastigar para que aconteça um bom desenvolvimento do aparelho mastigatório. Os dentes são imprescindíveis para a fonação, pois a perda precoce do dente pode prejudicar a pronúncia de alguns fonemas ou acarretar maus hábitos, como a interposição da língua. E a função estética também é muito importante, pois as crianças que perdem algum dente de leite muito cedo passam a ser motivo de gozação pelos colegas, e isso pode causar problemas psicológicos. 

Os dentes decíduos (de leite) conservam o espaço preciso para que os dentes permanentes nasçam, além de guiar seu surgimento. Se os dentes de leite caem muito cedo, os permanentes podem perder ou reduzir os seus espaços. E com certeza isto acarretará um mau posicionamento dos dentes. Deste modo, é essencial que os pais cuidem bem tanto dos dentes de leite como dos permanentes. Veja como fazê-lo em cada etapa da vida do seu filho. 

0 comentários:

Postar um comentário