terça-feira, 29 de maio de 2012

Ação em Saúde: Grupo temático para discutir Hipertensão e Tabagismo

No dia 29/05/2012, a equipe Bandeirantes realizou um evento com um grupo de pacientes para discutir os reflexos do tabagismo à hipertensão.

 Sabemos que a hipertensão é um agravo na saúde, mais conhecida como pressão alta, que é o aumento da pressão arterial superior à 14x9.  Há grupos de risco onde há maior incidência deste agravo, entre: pessoas de pele negra, obesos, hereditariedade, sedentarismo, alcoolismo, stress e tabagistas. Foi neste recorte que organizamos o grupo temático para discutir sobre esta situação.

Adicionar legenda

Contamos com a presença de nove pacientes, que vivem ou convivem com a situação da hipertensão e que envolvem o tabagismo, seja de forma direta ou indireta.

A hipertensão somada ao tabagismo oferece mais riscos às doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, podendo levar este paciente ao óbito. Portanto é de suma importância o acompanhamento clínico, acesso à informações claras e precisas sobre a situação de saúde, além da prática de exercícios e boa alimentação.

 É de suma importância que este paciente que está hipertenso e também é tabagista saiba dos riscos potenciais que ele está submetido associando os dois agravos. Já foi comprovado em experiências que, o paciente hipertenso e tabagista tem um aumento no número de seus batimentos cardíacos. Portanto, se o mesmo tiver consulta é importante orientá-lo a não fumar no período de uma hora que antecede a consulta.



É de suma importância ao paciente hipertenso e também tabagista que vá regularmente às consultas com o médico e enfermeiro, havendo prescrição de medicamentos que este paciente faça o uso devido, observe seus hábitos alimentares, evitando doces, gorduras, alimentos salgados entre outros, faça ingestão de água e faça a prática de seus exercícios.





Desejamos que todos os pacientes tenham  consciência sobre seu processo de saúde e que possa estabelecer limites e se esforçar para reverter o agravo da hipertensão e do tabagismo.

0 comentários:

Postar um comentário