sexta-feira, 31 de agosto de 2012

16/08 - Grupo de Micose.


Foi realizado Grupo de Micoses Superficiais, onde a Dra Luciana e Equipe frisaram a importância dos cuidados com a pele, e orientação  sobre as micoses superficiais, sendo feita avaliação da pele e tratamento.
Micoses superficiais são doenças provocadas por fungos, os quais são limitados à pele, aos pêlos, as unhas e às mucosas.
Os organismos causadores podem ser de origem humana, animal ou do solo. Os fungos contaminantes patogênicos são comuns em nosso ambiente, embora a incidência seja pequena, devido à resistência do hospedeiro. Comumente, as infecções fúngicas são, em algum grau, contagiosas.
Em geral, as lesões são pruriginosas (dão coceira). 
Conforme a sua localização, podemos classificar as tinhas em:
Tinha de couro cabeludo (capitis)
Muito freqüente em crianças pré-escolares e escolares. Apresenta-se como uma placa de cabelos picotados, com descamação no centro ou com reação inflamatória. Quando apresenta muitos abscessos ou pus, forma o quadro denominado de Kerion celsii, podendo até deixar cicatriz.
Tinha de barba (barbae)
Ocorre na área da barba. Pode ter aspecto inflamatório, semelhante à infecção ou apresentar uma lesão com bordas bem delimitadas, com microvesículas e um centro descamativo, com crescimento pelas bordas, como é típico de todas lesões de tinhas.
Tinha do corpo (corporis)
Pode aparecer em qualquer área do corpo, em geral com aspecto bem característico, e crescimento pelas bordas, com microvesículas, avermelhada.
Tinha de mão (manuum)
Pode se apresentar como uma descamação difusa ou com pequenas bolhas semelhantes a disidrose.
Tinha de pé (pedis)
Nome popular: "frieira" ou "pé de atleta" - é a micose mais comum. Pode se manifestar no meio dos dedos com fissuras ou na planta dos pés, também com aspecto descamativo ou com vesículas (pequenas bolhas) similares à disidrose.
Tinha crural (cruris)
É a tinha localizada entre as coxas, podendo se alastrar para área genital. E mais comum em homens e no verão (pelo aumento da temperatura local e umidade).
Tinha da unha
Ptiríase versicolor ("micose de praia")
É causada pela malassezia furfur, que faz parte da constituição normal da pele. Por alguns fatores desencadeantes locais, como sudorese excessiva, pele muito seborréica ou predisposição genética, desenvolvem lesões no pescoço, tronco superior e face. Em geral são lesões arredondadas, escamosas, podendo ser mais claras que a pele normal (mais comum) ou até avermelhadas ou acastanhadas. Em alguns casos há nítida predileção pelos pêlos - sendo assim comum encontrar lesões no couro cabeludo, axilas e regiões pubianas. Quanto maior a área afetada, maior a dificuldade de tratamento e possibilidade de recidiva. É muito freqüente em nosso meio o acometimento de adultos jovens (maior oleosidade na pele) em ambos os sexos. Esse fungo é encontrado na pele sem manifestações clínicas de infecção, como já foi dito. O paciente procura o médico pelo aspecto anti-estético das lesões.
Tratamento
Na maioria das lesões localizadas, o tratamento tópico (no local) é suficiente para a cura.
Nas lesões mais extensas ou recidivantes, muitas vezes é necessário um tratamento com antifúngicos por via oral para melhor abordagem terapêutica, mas sempre com controle clínico e laboratorial.
Prevenção
Como em geral, em algum grau são infecções contagiosas, evitar o contato com as lesões. Existe uma predisposição pessoal para manifestação do quadro, mas fatores desencadeantes como umidade local, doenças como diabete (imunodebilitantes) devem ser controladas.


0 comentários:

Postar um comentário