terça-feira, 28 de agosto de 2012

Ações em Saúde para combate ao Fumo

No dia 29 de Agosto é celebrado no Brasil o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A campanha de combate ao fumo é diferente da campanha de combate ao tabagismo, pois a primeira visa previnir a dependência evitando o uso do fumo; enquanto a campanha de combate ao tabagismo visa combater os agravos na saúde onde o usuário já se tornou dependente do uso da nicotina.

Desde 1840 o cigarro passou a ser industrializado, proporcionando aumento das pessoas que fumam por todo o mundo. Antes, os cigarros eram feitos manualmente, como os cigarros de palha. O fumo é extramamente prejudicial a saúde, pois é produzido com mais de quatro mil substâncias químicas, sendo 60 delas cancerígenas.



No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 200 mil pessoas morrem por ano em decorrência do hábito de fumar. Além disso, pesquisas demonstram que o tabagismo está diretamente ligado a 75% dos casos de bronquite crônica e enfisema pulmonar, a 80% dos casos de câncer do pulmão e é responsável por 25% dos casos de infarto do miocárdio.

O uso contínuo do fumo leva o indivíduo a situação de tabagista, que se caracteriza pelo excesso de nicotina no organismo causando assim dependência. O tabagismo não é facilmente curado, pois seus efeitos  são processados pelo cérebro e causam sensação de  prazer. Com isso, o tratamento volta-se para as psicoterapias, acupuntura, uso de adesivos e chicletes de nicotina (que juntam pequenas quantidades da mesma no organismo até que a pessoa chegue à baixa taxa), inaladores ou sprays nasais.

Aqui na Clínica da Família Maury Alves de Pinho desenvolvemos ações em saúde com o objetivo orientar, informar e conscientizar os usuários sobre os riscos do uso precoce e da continuidade do fumo e seus impactos na saúde de forma direta e indireta. Sabemos que o uso isolado do fumo é extramamente prejudicial a saúde pois estimula à contrair infecções respiratórias bacterianas e virais, câncer da boca, na laringe, no esôfago, no pâncreas, nos rins, na bexiga e de colo do útero, como também doenças do sistema circulatório, aneurisma da aorta, problemas vasculares cerebrais e arteriosclerose.

A combinação do fumo com outros agravos na saúde como hipertensão, diabetes, obesidade potencializam seus efeitos adversos e reduzem a eficácia da medicação. Portanto é importante orientar ao usuário que, além da adesão ao programa nos cuidados de sua saúde, ele também precisará combinar a redução e abandono do fumo para que os resultados em sua recuperação sejam mais rápidos.

Hoje uma das promoções em saúde mais viáveis ao abandono do uso do fumo está em estimular o paciente no atributo às atividades físicas. A Academia Carioca é uma grande parceira nesta meta, pois as atividades físicas irão contribuir em sua circulação também na melhorar da sua respiração.




Além dos agravos a sua própria saúde é importante deixar o usuário orientado sobre os impactos que o fumo causa em seu em torno. Em sua família, o hábito de fumar pode estimular seus filhos e crianças a adquirirem o hábito precocemente, além da fumaça inalada por estes desenvolver processos alérgicos e doenças como asmas e bronquites.

Acreditamos que a cultura de promoção e prevenção para o combate ao fumo e ao tabagismo estimula não só a saúde para este usuário como também qualidade de vida, evitando doenças e influências do tabagismo por várias gerações.



0 comentários:

Postar um comentário