quarta-feira, 15 de agosto de 2012

#CFMAP em Capacitação: Cuidados com Idosos no Instituto Vital Brasil



No dia 15/08/2012 foi realizado na sede do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE) o curso sobre noções básicas de cuidados aos idosos. O objetivo do curso pelo instituto é sensibilizar, tanto os profissionais de saúde como o público leigo, sobre o que tange o fenômeno do envelhecimento, sua relação socio-cultural, com o processo de saúde-doença, sua inclusão com relação aos direitos da população idosa. O curso tem duração de oito horas

 O CEPE, é um centro do Instituto Vital Brasil, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e seu endereço fica na Avenida Padre Leonel França, 248. Gávea. Tel: 2334-6837/2334-6852.

A Clínica da Família Maury Alves de Pinho, imbuída no propósito de capacitação dos seus profissionais de saúde atuantes no território, como é o caso dos agentes comunitários de saúde, encaminhou nesta primeira turma, seis agentes de saúde para receberem esta capacitação.

ACS: Maria Helena, Claudia, Shirlei, Valdinéia, Ivanilda e Fernanda

O curso foi ministrado pela professora Rosângela Gomes, Enfermeira da Instituição e foi abordado os seguintes assuntos:

1) Envelhecimento da População;

2) Alterações normais do Envelhecimento;

3) O Cuidar do Idoso e do Cuidador;

4) Prevenção de quedas e Casa Segura;

5) Alimentação Saudável;

6) Cuidados com Medicação

7) Estações Práticas:

- Cuidados e Higiene com o Idoso Acamado I;
-  Cuidados e Higiene com o Idoso Acamado II;
- Orientações e Exercícios de Transferência.

Realizado pela profª Rosângela Gomes e demais profissionais de saúde.

Hoje, a atenção a saúde do idoso é um dos pontos principais, na atual política social que garante direitos de inclusão e qualidade de vida a esta população. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2025 teremos em média, 34 milhões de idosos, com idade a partir de 60 anos. 

Portanto, o investimento do governo em cuidados à promoção, proteção e prevenção de saúde já incluem avanços como vacinas, informações e orientações sobre saúde (acessibilidade), saneamento ambiental, escolaridade entre outros que contribuem positivamente para um processo feliz de envelhecimento.

A lógica de saúde no envelhecimento, no Brasil e em algumas outras partes do mundo, está ligado a lógica de adoecimento desta população. Esta cultura chegou a dados tão alarmantes que a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou uma política de envelhecimento ativo, focado na promoção e prevenção de doenças e outros agravos (entre eles a violência doméstica, urbana e intra-familiar).

Para analisarmos e refletirmos criticamente sobre o conjunto de temas que envolve o processo de envelhecimento, formamos com os demais colegas agentes de saúde, encaminhados das outras Clínicas de Família, do bairro de Vidigal e Catete


As estações práticas foram importantíssimas, pois nos orientaram, na prática, como é lidar com os cuidados no dia-a-dia com o idoso acamado e quais os procedimentos que envolvem saúde, higiene, cuidados fisioterápicos e outros.


Mais do que a relação de carinho, paciência, atenção e cuidado, com o idoso em seu frágil em seu processo de saúde-doença, é importantíssimo ter orientações técnicas e práticas em como lidar e saber fazer o trabalho, de forma que a pessoa do idoso não se sinta constrangido e que, ao mesmo tempo, possamos estimular autonomia, independência em suas limitações e auto-estima, mostrando-lhe que o cuidado não é para tolir seus movimentos e sim para preservá-lo, principalmente, no momento em que este precisa de mais cuidados.

Equipes Horizonte, Coroado e Bandeirantes
Para nós agentes comunitários de saúde o curso foi de muita validade, não só pelos conhecimentos aplicados à idosos em seu processo de saúde-doença, mas principalmente como conhecimento de vida e sensibilização a dor e limitação ao próximo. Acreditamos com um curso deste mote, deveria ter uma carga horária maior, mas valeu a pena estas pequenas horas para nos capacitarmos e assim propagarmos o conhecimento em nossa comunidade. O trabalho do cuidador de idosos é um trabalho valioso, não só pelo desdobramento físico e psíquico que este profissional precisa se  debruça, mas por toda dedicação humana e técnica que este profissional apresenta.
 Aguardamos as informações do CEPE, nos convidando a integrar as demais turmas com este curso, para que todos nós possamos juntos compartilhar estes conhecimentos e ter uma reflexão mais crítica quanto ao trabalho com idosos.


Equipes Coroado, Bandeirantes e Horizonte.

0 comentários:

Postar um comentário