sábado, 18 de agosto de 2012

#CFMAP: Planejamento Familiar - O que é sua importância?


O Planejamento Familiar é um conjunto articulado de ações em saúde que visa à regulação da fecundidade, em mulheres e homens, de modo a garantir direitos iguais de constituição, restrição e/ou aumento da prole pela família.

A família, como célula matre de qualquer sociedade e desempenha uma importantíssima função no que tange à promoção, proteção e prevenção de cuidados simples aos seus membros. Atualmente estas ações são desdobradas de formas diversas de cuidados de acordo com suas necessidades físicas e psicológicas.

Desta forma, dado as intensas variações em suas estruturas organizacionais, temos como consequência disso, as motivações através das transformações sociais, políticas, culturais, econômicas e biológicas e estas variáveis repercutem diretamente na função e no empenho do desenvolvimento familiar.

A partir desta realidade, desde a formação do Programa de Saúde da Família em 1994, o Ministério da Saúde, apoia ações multiprofissionais que embasem o trabalho que estabeleçam não só a relação de cuidados intensivos e integrais às famílias de um dado território, como também os vínculos afetivos e de credibilidade que cada um dos profissionais em saúde envolvidos exercem sobre esta comunidade.

A partir desta premissa, desde 2011 a Clínica da Família Maury Alves de Pinho, no empenho de suas funções, tem realizado ações em Planejamento Familiar, de forma à garantir acesso e direitos à população adstrita, sobre a escolha do método para decidir sobre o aumento, redução ou estabilidade do número de filhos em sua família.

Consideramos importantes ações em saúde para promoção em saúde deste porte e principalmente o estímulo à autonomia deste usuário do serviço em escolher o método que melhor lhe couber sobre a decisão de ter ou não mais filhos. Além disso, orientá-los, esclarecê-los e estimular reflexão e consciência sobre o uso do seu corpo e também sobre outras vulnerabilidades que o planejamento per si não dá conta, como por exemplo, o uso do preservativo para evitar DST's.


Preparamos um vídeo onde a Drª Luciana Alvarenga, médica da Equipe Coroado entrevista a Drª Libânia, médica da Equipe Bandeirante para uma super orientação sobre o Planejamento Familiar em sua dimensão na saúde.





Nossa compreensão é que realizando ações que visam a orientação em saúde é possível estimularmos uma cultura de saúde, autonomia e cuidados à qual a população por anos à fio, ficou distanciada deste direito.

 Equipe Coroado.

0 comentários:

Postar um comentário